Pesquise dentro do Blog!

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Salto com Vara



SALTO COM VARA



 O QUE É SALTO COM VARA?
Salto com vara  é uma modalidade classificada como um das quatro principais provas de salto no atletismo, junto com o salto em altura, salto em distância e o salto triplo. Neste esporte, o atleta (saltador) deve passar por cima de uma barra (sarrafo), usando uma vara de apoio, sem derrubá-la. O atleta que conseguir ultrapassar a maior altura ganha a competição. Foi introduzido como modalidade olímpica desde os primeiros Jogos em Atenas 1896 para os homens e desde Sydney 2000 para as mulheres.

HISTÓRIA

Varas eram equipamentos usados como meios práticos de atravessar obstáculos naturais como terrenos pantanosos na Europa, em províncias como a Frísia, na Holanda, ao longo do Mar do Norte, e em regiões pantanosas do leste da Inglaterra. Drenagens artificiais nestes locais criaram uma rede de canais e coletores abertos que se cruzavam uns com os outros. Para cruzar estes locais sem se molhar e evitar tediosos e longos rodeios pelas pontes, uma pilha de longas e finas varas de salto era mantida em cada casa e usada para saltar sobre os pequenos canais. Competições de salto em distância, e não ainda de altura, com estas varas, eram realizadas anualmente nas terras baixas ao longo do Mar do Norte e chamadas de Fierljeppen.
Uma das primeiras competições de salto com varas onde a altura foi medida aconteceu no Ulverston Football and Cricket Club, Inglaterra, em 1843. 

 A competição moderna começou por volta de 1850 na Alemanha, quando o salto com vara foi adicionado como modalidade para a prática de exercícios em clubes de ginástica. Também em uso na Inglaterra nesta época eram competições com o uso de varas de cinza sólida ou de nogueira com pontas de ferro no final delas. A moderna técnica do salto foi desenvolvida nos Estados Unidos no fim do século XIX. Inicialmente as varas eram feitas de material rígido como bambu – registrado pela primeira vez em 1857 – ou alumínio, mas com a introdução a partir do início da década de 1950 de varas feitas de  fibra de carbono, os saltadores começaram a atingir alturas mais elevadas antes inalcançáveis. Em 1985, o ucraniano Sergei Bubka, então competidor da União Soviética, foi o primeiro homem a superar os seis metros.
  

MEDIDAS E PESOS PRINCIPAIS:

- As medidas e pesos da vara são de livre escolha do atleta.
 - O sarrafo deve ter peso máximo 2,250 quilos.
 - A pista usada no salto com vara deve ter, no mínimo, 40 metros de comprimento. A largura deve ficar entre 1,22 metros e 1,25 metros.
 - Na área de queda, que deve ter 5 metros por 5 metros, deve ter um colchão com esta medida. Ele deve ter entre 1 metro e 1 metro e meio de espessura.
Outra mudança foi na área destinada a queda do atleta, antigamente eles caiam na areia, hoje existe um colchão especial para este esporte. Cada atleta tem direito a três saltos para cada altura escolhida. O atleta é desclassificado quando faz três faltas seguidas. As faltas acontecem quando o atleta derruba a barra, com o corpo ou com a vara, ou quando ele muda as mãos de posição na vara após tê-la apoiado no chão.

PRINCIPAIS REGRAS: 
- O atleta pode tocar na barra (sarrafo), porém não pode derrubá-lo. Caso isto ocorra, o salto é invalidado.
 - O atleta não pode fazer com que a vara toque o chão além da marca indicada (ponto de encaixe da vara).
 - A vara ou o corpo do atleta não pode tocar qualquer parte da área de queda, sem antes ocorrer a ultrapassagem da barra.
 - Quando o corpo do atleta está no ar (após deixar o solo), sua mão na posição mais elevada da vara não pode ir para um ponto mais alto da mesma. A mão mais baixa também não pode ser colocada acima da outra.


A pista de corrida para o salto deve medir no mínimo 45 metros e ao fim dela se encontra o obstáculo, uma barra horizontal de 4,5 m de comprimento, 2,260 kg de peso máximo, sustentada por duas traves laterais que a elevam e apoiam à determinada altura. Exatamente ao fim da pista, ao nível do solo e à frente do obstáculo, existe centrada uma caixa de metal ou madeira, com 1 m de comprimento, 60 cm de largura no início e 15 cm junto ao obstáculo. É nela que o saltador apoia a vara para conseguir a impulsão, realizar o salto e ultrapassar o sarrafo.
As mesmas regras do salto em altura são aplicadas à vara; o atleta tem três tentativas para saltar a marca, mas pode se recusar saltar determinada altura preferindo esperar por outra maior. Não conseguindo passar a altura depois de três tentativas na mesma altura ou alturas combinadas, é eliminado. Caso empatem na mesma altura final, o desempate é feito pelo número menor de tentativas para superar a altura imediatamente anterior. Caso continue empatado, é analisado o menor número de tentativas em toda a disputa; ainda um empate, a prova então tem um ou mais saltos de desempate até surgir o vencedor.



 RECORDES OLÍMPICOS E MUNDIAIS NO SALTO COM VARA:
O primeiro campeão olímpico foi o norte-americano William Hoyt, em 1896, e a primeira campeã, 104 anos depois, Stacy Dragila, também dos Estados Unidos.

 MASCULINO
 - O saltador francês Renaud Lavillenie possui o recorde olímpico e mundial nesta modalidade do atletismo. O recorde olímpico foi obtido nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) em que Lavillenie obteve a marca de 5,97 metros. Seu recorde mundial, obtido em 2014, é de 6,16 metros.
 FEMININO
 - O grande nome do salto com vara feminino é Yelena Isinbayeva. Ela possui o recorde olímpico (5,05 metros) obtido nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008). O recorde mundial também pertence a esta atleta. Em 2009, Yelena Isinbayeva obteve a marca de 5,06 metros.


WR - World Record/ Recorde Mundial
OR - Olimpic Record/ Recorde Olímpico

CURIOSIDADES
  • O salto com vara era originalmente um método praticado para saltar obstáculos naturais, como pântanos e trincheiras.
  • A primeira prova oficial aconteceu na Inglaterra, em 1812.
  • O salto com vara a distância é um esporte similar ao salto com vara, mas o objetivo é alcançar a maior distância em vez de altura. De qualquer maneira, nunca se tornou um esporte de alto nível.
  • A prova masculina é praticada nas olimpíadas desde os primeiros jogos. Já a feminina aconteceu pela primeira vez em Sidney, em 2000.
  • - Se durante um salto a vara do atleta quebrar ou rachar, ele pode trocar a mesma por outra.
  •  - O salto com vara faz parte do quadro olímpico de esportes desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna (Atenas 1896).
  •  No último campeonato mundial de Atletismo, realizado em Pequim em 2015, o vencedor do salto com vara foi o canadense Shawnacy Barber que atingiu a marca de 5,90 metros.
  •  No último campeonato mundial de Atletismo, realizado em Pequim em 2015, na categoria feminina, a medalha de ouro ficou com a saltadora cubana Yarisley Silva, que atingiu a marca de 4,90 metros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...