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sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Os Antecedentes da Modernidade: Nova concepção de trabalho - Trovädorismo e a Prensa de Tipos Móveis



OS ANTECEDENTES DA MODERNIDADE

 Três aspectos que somados fornecem condições para se questionar a ordem moral estabelecida, propor e divulgar as novas ideias, a reformulação do conceito de trabalho, o movimento trovadorismo e a invenção da prensa de tipos móveis.

A NOVA CONCEPÇÃO DE TRABALHO

 A Concepção mais antiga de trabalho é oriunda de tripalium, que foi extraída do latim e designava um instrumento de tortura reservado aos escravos. Lúllio a substituiu pela expressão treballan, que é oriunda do idioma catalão, que designa habilidade em elaborar a matéria bruta transformando-a em obra, realização e propriedade humana, e dignificadora do próprio homem.


 Durante muitos séculos, a moral e a ética do “trabalho” permaneceram como um fato circunscrito ao universo rural, em lavrar e semear a terra.

 As concepções foram alteradas, inclusive as mais antigas, na Bíblia o trabalho não é mais visto como um indício da maldição de Deus a Adão e Eva, com a expulsão do paraíso, sendo que teriam que ganhar o pão de cada dia com o suor do próprio rosto. Ou como a Antiguidade, ou como na Idade Média, trabalhar com as mãos era sinônimo de ser escravo ou servo, grupos inferiores da sociedade.

 Na modernidade o trabalho passa a ser visto como parte fundamental da natureza humana, um valor social, sendo o trabalhador um personagem social merecedor de respeito, admiração e dignidade pelas obras que faz a si, seus familiares e semelhantes.

 O homem reconhecendo que o trabalho não era mais motivo de sofrimento e castigo, mas sim uma atividade que tornaria socialmente reconhecido, a fim de preencher a demanda da manufatura e indústria nascente, bem como o campo das invenções de máquinas e técnicas e o próprio sistema capitalista que estavam exigindo.



O TROVADORISMO

O trovadorismo foi um movimento musical e literário que surgiu na época medieval e se caracterizava por apresentar temas relacionados ao amor, ao prazer, à natureza, entre outros.
 Na Sociedade pré-moderna na qual a Igreja Católica detinha grande poder de influência na mentalidade das pessoas, utilizadas para intermediar interesses políticos e censura das formas de pensamento, na produção artística, intelectual e científica da época, garantindo assim uma espécie de paz e tranquilidade social.

 Guilherme IX (1071-1126), o duque de Aquitânia, era um trovador medieval que com as letras de suas cantigas/músicas insultava publicamente os prelatos (membros da Igreja), que por sua vez reagiam ameaçando-o de excomunhão, ou seja, de perder a tutela e proteção que a Igreja Católica oferecia diante das incertezas da vida, do purgatório e do inferno. (GUMBRECHT, 1988).


  As Críticas que Guilherme IX dirigia à Igreja Católica eram em especial sobre a moral e ao conservadorismo que pregava temas considerados tabus (que não deveriam ser mencionados) na época.
A ameaça não intimidava o trovador. Até fazia questão de se mostrar indiferente e inclusive retribuía ameaçando os dignitários da Igreja; ridicularizava-os e considerava-os nem mesmo dignos de serem feridos pela sua espada. (GUMBRECHT, 1998).

 Os acontecimentos relacionados às provocações de Guilherme IX indicam o enfraquecimento dos poderes da Igreja Católica na sociedade, aponta também que estas práticas tenham favorecido o horizonte de duvida e da especulação de dogmas, a partir da Reforma Protestante e no aprofundamento dos estudos no campo da Astronomia, anatomia entre outros. (GUMBRECHT, 1998).

O AMOR CORTÊS
 O Amor cortês era um sistema de práticas e representações, expressados pela poesia trovadoresca, pelos romances corteses e pelas próprias vidas dos trovadores.

 Segundo Baschet (2006), a lógica de amor cortês inverte a norma aceita na época da submissão da mulher. A relação sexual propriamente dita somente poderia ocorrer depois de uma série de provas, o que transforma o amor cortês em uma espécie de culto ao desejo, uma amor ao amor. Segundo Huizinga (2010), o"[...]cavaleiro e a amada, o herói em nome do amor, são o motivo romântico mais primário e imutável que em toda parte renasce, e sempre renascerá. É a transformação mais imediata do impulso sensual em uma abnegação ética ou quase ética".

 O amor cortês podia corresponder ao desejo de possuir a mulher amada, mas não podia ser satisfeito, pois ela era casada com algum cavaleiro de posição social superior. Como no caso de Lancelot, Guinevere e o Rei Artur.


Vídeo - Dom Afonso X - "Quen a Omagen da Virgen" - Conjunto de Câmara de Porto Alegre



A PRENSA DE TIPOS MÓVEIS

 A leitura e a escrita ao longo da Idade Média estavam restritas a poucos membros da sociedade. Estima-se que 98% da população não sabia ler ou escrever. A escolarização destinava-se somente aos filhos de nobres, sobre tudo à formação de clérigos e a preencher as vagas e cargos no interior da Igreja. E ao mesmo tempo em que estes indivíduos se alfabetizavam, também assumiam a função/poder de detentores do saber/conhecimento e a responsabilidade pelos registros oficiais no interior da sociedade na época.

 Porém a partir do século XIII, este quadro passou por alterações, especialmente com a formação dos primeiros estudantes em finanças, contabilidade e técnicas de navegação. Outro momento do final do século XIII, a transição dos manuscritos passou a ser feitas também em línguas Vernáculas, ou seja, em línguas além do Latim, como o italiano, o francês, o alemão, entre outras. Este fato acaba por apontar o gradual desequilíbrio e a perda de controla de Igreja sobre o saber e o conhecimento (GUMBRECHT, 1998).

 Uma vez que o conhecimento e o saber não se encontravam exclusivamente sob domínios dos clérigos, ocorreu um significativo enfraquecimento do poder que a Igreja exercia sobre a sociedade. Os novos letrados passaram a estudar e formular teorias e atividades que seriam utilizadas em escritórios contábeis, bancários, nos registros de tesouro dos reis, em cálculos de custos e lucros, formulações de cartilhas ao comércio entre outras atividades.

 Este momento de mudanças em relação ao interesse pelos campos do saber e conhecimento foi potencializado com a invenção de Johan Gensfleish Gutenberg (1397-1468) que é a impressão em tipos móveis, realizada por volta do ano de 1450, no interior da Alemanha.


 A Prensa possibilitou a produção e a reprodução de livros em maior quantidade, em menor tempo e além de descentralizar esta tarefa que antes somente era feita por copistas, domínios que se resignavam no interior dos mosteiros e das Igrejas (GUMBRECHT, 1998).

 Outras consequências, a confecção das Bíblias contribuíram na difusão da Reforma Protestante. Por outro lado, logo a prensa foi utilizada na emissão de notas bancárias, cédulas, cartas de crédito, normas, leis, salvo-condutos, entre outros.

 Gradualmente, além das traduções da Bíblia para as línguas regionais, documentos de governo a até obras literárias foram impressas, o que acabou por despertar o interesse pelo conhecimento e pela leitura em meio à população de um modo geral.

 Esta invenção trouxe consigo outras duas revoluções no mundo da leitura. a primeira o surgimento do "códex" por volta do século IV. O Livro  deixou de ser o "volumen", ou seja, o rolo - que tanto relacionamos ao mundo antigo - e passou a ser um conjunto de folhas unidas. A leitura do Códex exigia a virada de folhas. isto permitia que o leitor pudesse ir e vir na leitura com mais facilidade. A segunda revolução foi o surgimento da Leitura Silenciosa. Em geral, no mundo antigo a leitura era realizada em voz alta, para um público de ouvintes. Os monges medievais começaram a prática da leitura silenciosa como forma de devoção, e os textos tiveram de absorver certas alterações estruturais. Surgiam os sinâis de pontuação e o espaço entre as palavras, houve uma revolução de leitura durante o século XVIII (LYONS, 2011).


REFERÊNCIAS
FOCHI, Graciela Márcia. Cultura e sociedade na modernidade. Indaial: Uniasselvi, 2013.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos sentidos. São Paulo: Ed. 34, 1998.

VÍDEO
https://www.youtube.com/channel/UCycy8GnCWnTq9M4Zt3pW6ow

IMAGENS

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