MOTOR
DE COMBUSTÃO INTERNA E MEIOS DE TRANSPORTES
Até meados do século
XIX, o petróleo era mais usado para tratamento medicinal ou lubrificante, seu
uso como combustível se iniciou a partir de 1859, quando foi perfurado o
primeiro poço petrolífero, na Pensilvânia, nos EUA. O grande salto ocorreu em
1870, com a invenção e aperfeiçoamento do motor de combustão interna.
Inicialmente este motor funcionava com gás natural. Ao iniciar do século XX,
novos inventos permitiram o uso de gasolina e do óleo diesel, que substituíram
os motores a vapor nas locomotivas e navios.
O uso do aço, da
eletricidade e do motor de combustão interna permitiu o aperfeiçoamento de
invenções que favoreceram a comunicação entre os povos. Entre esses inventos,
destacamos as estradas de ferros e os automóveis.
A segunda revolução industrial foi marcada por
uma enorme expansão das vias férreas. Para se ter uma ideia, em 1860 havia por
volta de 50 mil quilômetros de trilhos em todo o mundo, trinta anos depois,
Alemanha, EUA e Inglaterra detinham juntos 250 mil quilômetros de trilhos
construídos. Os EUA tiveram, no século XIX, uma das principais obras de
infraestrutura que possibilitaria seu desenvolvimento socioeconômico, a
construção da “Ferrovia Transcontinental”,
cujo trilho ligava o Atlântico ao Pacífico.
No espaço de 100 anos,
várias gerações de inventores trabalharam na invenção do automóvel. Dois marcos
nesse longo processo foram a instalação de um motor de combustão interna em uma
carruagem e a criação do Ford-T, um modelo de carro popular.
O automóvel não foi apenas uma invenção ligada ao transporte de
pessoas, mas uma das maiores revoluções culturais do século XX, pois, as
cidades, que antes haviam sido projetadas para o livre trânsito de pessoas,
cavalos e das carruagens, passaram a ser desenhadas para o transporte via
carro. Os carros passaram a simbolizar que havia ascendido na escala social
(status social).
A invenção do avião é uma polêmica em aberto
na história da aeronáutica, porque três personagens são relacionados como
inventores do avião: Os irmãos Orvile e Willbur Wrigte são apontador pelos
estadunidenses como inventores, para o restante do mundo, o brasileiro Alberto
Santos Dumont é lembrado como o inventor, ao ter em 1904, decolado em Paris,
próximo à Torre Eiffel, com o 14-bis, primeiro avião da história. Os irmãos
Wrigte inventaram um aparelho que conseguiu voar, porém era um planador, sem
propulsão de sair do chão, mas de um monte, assim como uma asa-delta.
O avião foi a maior
invenção no setor de transportes em todo o século XX, realizando um antigo
sonha da humanidade: voar como os “passarinhos”.
REFERÊNCIAS
FOCHI,
Graciela Márcia. Cultura e sociedade na
modernidade. Indaial: Uniasselvi, 2013.
SILVA,
Fábio Luiz da; MUZARDO, Fabiane Tais; FOCHI, Graciela Márcia; SILVA, Thiago
Rodrigo Da. Cultura e Sociedade na
Modernidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2014.
APOLINÁRIO,
Maria Raquel. Projeto Araribá:
Componente curricular História 8º ano. São Paulo: Moderna, 2007.
APOLINÁRIO,
Maria Raquel. Projeto Araribá:
Componente curricular História 9º ano. São Paulo: Moderna, 2007.
MESQUITA, Fernando.
A Revolução Industrial - As principais transformações da história da humanidade. 2015. Disponível em: http://cienciasnaturaisdinamica.blogspot.com.br/2015/06/a-revolucao-industrial.html,
acesso em: 02/09/2016.
SOUSA,
Rainer Gonçalves. "Segunda
Revolução Industrial"; Brasil Escola. Disponível em
<http://brasilescola.uol.com.br/historiag/segunda-revolucao-industrial.htm>.
Acesso em 05 de setembro de 2016.
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