Press Enter and then Control plus Dot for Audio

Pesquise dentro do Blog!

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A Revolução Industrial #10: Máquinas: Motor de Combustão e Os meios de Transporte.




MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA E MEIOS DE TRANSPORTES
Até meados do século XIX, o petróleo era mais usado para tratamento medicinal ou lubrificante, seu uso como combustível se iniciou a partir de 1859, quando foi perfurado o primeiro poço petrolífero, na Pensilvânia, nos EUA. O grande salto ocorreu em 1870, com a invenção e aperfeiçoamento do motor de combustão interna. Inicialmente este motor funcionava com gás natural. Ao iniciar do século XX, novos inventos permitiram o uso de gasolina e do óleo diesel, que substituíram os motores a vapor nas locomotivas e navios.


O uso do aço, da eletricidade e do motor de combustão interna permitiu o aperfeiçoamento de invenções que favoreceram a comunicação entre os povos. Entre esses inventos, destacamos as estradas de ferros e os automóveis.
 A segunda revolução industrial foi marcada por uma enorme expansão das vias férreas. Para se ter uma ideia, em 1860 havia por volta de 50 mil quilômetros de trilhos em todo o mundo, trinta anos depois, Alemanha, EUA e Inglaterra detinham juntos 250 mil quilômetros de trilhos construídos. Os EUA tiveram, no século XIX, uma das principais obras de infraestrutura que possibilitaria seu desenvolvimento socioeconômico, a construção da “Ferrovia Transcontinental”, cujo trilho ligava o Atlântico ao Pacífico.
No espaço de 100 anos, várias gerações de inventores trabalharam na invenção do automóvel. Dois marcos nesse longo processo foram a instalação de um motor de combustão interna em uma carruagem e a criação do Ford-T, um modelo de carro popular.
O automóvel não foi apenas uma invenção ligada ao transporte de pessoas, mas uma das maiores revoluções culturais do século XX, pois, as cidades, que antes haviam sido projetadas para o livre trânsito de pessoas, cavalos e das carruagens, passaram a ser desenhadas para o transporte via carro. Os carros passaram a simbolizar que havia ascendido na escala social (status social).
 A invenção do avião é uma polêmica em aberto na história da aeronáutica, porque três personagens são relacionados como inventores do avião: Os irmãos Orvile e Willbur Wrigte são apontador pelos estadunidenses como inventores, para o restante do mundo, o brasileiro Alberto Santos Dumont é lembrado como o inventor, ao ter em 1904, decolado em Paris, próximo à Torre Eiffel, com o 14-bis, primeiro avião da história. Os irmãos Wrigte inventaram um aparelho que conseguiu voar, porém era um planador, sem propulsão de sair do chão, mas de um monte, assim como uma asa-delta.


O avião foi a maior invenção no setor de transportes em todo o século XX, realizando um antigo sonha da humanidade: voar como os “passarinhos”.


REFERÊNCIAS
FOCHI, Graciela Márcia. Cultura e sociedade na modernidade. Indaial: Uniasselvi, 2013.
SILVA, Fábio Luiz da; MUZARDO, Fabiane Tais; FOCHI, Graciela Márcia; SILVA, Thiago Rodrigo Da. Cultura e Sociedade na Modernidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2014.
APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: Componente curricular História 8º ano. São Paulo: Moderna, 2007.
APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: Componente curricular História 9º ano. São Paulo: Moderna, 2007.
MESQUITA, Fernando. A Revolução Industrial - As principais transformações da história da humanidade. 2015. Disponível em: http://cienciasnaturaisdinamica.blogspot.com.br/2015/06/a-revolucao-industrial.html, acesso em: 02/09/2016.
SOUSA, Rainer Gonçalves. "Segunda Revolução Industrial"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historiag/segunda-revolucao-industrial.htm>. Acesso em 05 de setembro de 2016.

IMAGENS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...