Pesquise dentro do Blog!

terça-feira, 6 de junho de 2017

Os primórdios da Mesoamérica (A América antes dos Europeus)



HISTÓRIA DA AMÉRICA
 Unidade 1 - A Colonização da América - Os Primeiros Tempos
Tópico 02 - A América antes dos Europeus.

Os países situados atualmente na América Latina e que foram colonizados por espanhóis revelam suas origens nas civilizações pré-colombianas.

OS PRIMÓRDIOS DA MESOAMÉRICA
Acredita-se que foram os olmecas os primeiros povos situados na região da Mesoamérica e construir grandes complexos voltados, em sua maioria, para práticas religiosas. A existência de grandes praças públicas indica que determinados rituais religiosos eram realizados ao ar livre.

É Possível supor algum tipo de divisão de trabalho, como agricultura, artesanatos, comércios, cultos aos deuses, defesa do grupo, etc. As práticas comerciais e religiosas influenciavam várias regiões.
Por volta de 600 a.C. a agricultura se expandiu e diversificou; entre outras culturas, o algodão foi cultivado com sucesso. As aldeias cresceram, dando lugar a centros maiores.

No Planalto central desenvolveu-se uma verdadeira “metrópole soa deuses” na qual além das construções destinadas aos eventos religiosos percebe-se o cuidado com o planejamento urbano: bairros extensos, bem organizados, eficientes sistemas de drenagem.
Os maias ocuparam as regiões de Guatemala e Belize, estendendo-se pela península de Yucatán e pelas planícies e montanhas dos estados do atual México denominados Tabasco e Chiapas além de porções de El salvador e Honduras.
Graças à arqueologia, sabemos da existência de mais de 50 centros maias de importância considerável, que foram ocupados durante todo o período Clássico.
Na sociedade Maia Clássica coexistiam dois estratos sociais claramente distintos: o povo comum, ou plebeu (devotados á agricultura) e o grupo dominante (governantes, sacerdotes e guerreiros).
Os avanços culturas ao longo do período Clássico (650 d.C. – 950 d.C.) foram preservados pelas civilizações posteriores até a chegada dos espanhóis em 1519.
Apesar de conhecerem metais preciosos como ouro e prata não se destacaram na produção de ferramentas. Seus martelos, raspadores e facas, por exemplo, eram feitos de pedra e os instrumentos para trabalhar o couro de ossos. Manipulavam madeira e posteriormente desenvolveram pertinentes á metalurgia.
As técnicas agrícolas eram variadas, cultivos sazonais, sistemas de irrigação, Terraceamento (Técnica agrícola e geográfica de conservação do solo, destinada ao controle de erosão hídrica, utilizada em terrenos muito inclinados) e Chinampas (jardins flutuantes).

Terraceamento


Chinampas

Em Ocasião de sua chegada, o europeu demonstrou-se impressionado pela estrutura comercial organizada pelos pochtecas em praças de mercado e comércio.
Outro aspecto relevante da cultura presente em Tenochtitlán (Metrópole Asteca) era a religião.
Hernán Cortes com o intuito de desestabilizar os astecas, usa seu poder “imperialista” sobre os demais povos desta região, os astecas não eram bem vistos pelos seus vizinhos, e Cortés soube articular essas forças em benefícios dos próprios Europeus, fazendo com que os próprios nativos se articulassem contra os poderosos mexicas (astecas), facilitando o propósito de dominação daqueles.
Os Astecas eram seguidores do Deus da Guerra, Huitzilopochtli; e se consideravam escolhidos do Sol e que, até então, sempre creram ter uma missão cósmica e divina de submeter a todos os povos dos quatro cantos do universo. Se consideravam invencíveis, o povo Sol, o mais poderoso da Mesoamérica, teve que aceitar sua derrota.




REFERÊNCIAS
ROCHA, Manoel José Fonseca; GALCOWSKI, Anderson Nereu. História da América. Indaial: Uniasselvi, 2011.

IMAGENS

 Canais do Retro Games BR 3.0
 
Canais do Aula de História na Web 3.0
 
 Dica Express
  http://blogdicaexpress.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...